- Área: 120 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Hugo Santos Silva
-
Fabricantes: GRAPHISOFT
Descrição enviada pela equipe de projeto. A família desejava ter uma casa que permitisse um uso mais espontâneo, em que atividades como ler um livro no estúdio, cozinhar para os amigos ou ouvir um disco na sala, pudessem ser feitas com uma relação espacial direta.
Eliminámos portas e conectámos de forma franca a cozinha, sala e estúdio, trazendo luz para o interior do apartamento, outrora muito encerrado. Os quartos e instalações sanitárias sofreram acertos nos vãos de entrada e na disposição do mobiliário fixo. O espaço social incorporou a entrada, sem a devassar, induzindo uma maior amplidão espacial.
O elemento de exceção - formal, material, cromática - é também o elemento regulador do espaço. Esta “galeria azul” condensa em si todo o programa de apoio aos espaços adjacentes: bengaleiro para a entrada, lavandaria, máquina de café para a sala, frigorífico para a área de refeições e despensa para a cozinha. Este elemento excêntrico, que rompe com a simplicidade dos materiais existentes, procura ser o elemento de referência espacial da casa, onde quase sempre os miúdos acabam a brincar.